Assistenza per ricerche famigliari                      

Associazione

Para os requerentes notícias e informaçoes dos parentes originários 
da Região de Mantova, precisamos o seguinte: 

A “Associazione Mantovani nel Mondo” oferece assistência para encontrar os documentos de Registo Civil, necessarios para conseguir a cidadania italiana, nos Arquivos do Estado, nas Prefeituras, nas Curias, Paróquias e outros Entes e Cartórios italianos da Região de Mantova
A assistênçia é gratuita, de acordo com as regras do estatuto da “Associazione Mantovani nel Mondo”, fora as despesas vivas e as eventuais taxas requeridas dos vários cartórios de acordo com a lei italiana. 
As pesquisas serão feitas exclusivamente depois que o requerente terá preenchido e assinado o modelo de assisténcia. Faltando este modelo não será possível, por lei, efetuar ou requerer as certificaçoes. 

Para não perder energias inutilmente nós pedimos para ler atentamente a seguinte explicação para ver como e onde encontrar as informaçoes, no caso alguem queira pesquisar pessoalmente.

Notícias pertencentes exclusivamente da Região de Mantova
- Muitos emigrantes (principalmente nos países da America do Sul), descendentes de cidadãos nascidos na Italia, freqüentemente peçam informaçoes aos Escritórios de Registo Civil das várias Prefeituras ou aos Arquivos, com o propósito de encontrar a documentação necessária para demostrar a origem italiana e obter a cidadania "iure sanguinis".  - A maior parte dos requerentes não conhecem a Prefeitura exata de nascimento dos antepassados: neste caso é essencial fornecer:  
(1) Apelido e nome do ascendente,  data de nascimento ou apenas o ano
nome do pai e nome da mãe, para fazer uma pesquisa no Arquivo do Estado, nas listas do Serviço Militar da região inteira, que começa desde 1847 como ano de nascimento. 
- Os dados das listas do Serviço Militar da Região de Mantova foram inseridos em um banco de dados informatizado no Arquivo do Estrado, que permite de encontrar, na maioria dos casos, a Prefeitura de nascimento do antepassado. 

Efetuado o pedido: 
- Se a pessoa nasceu depois de 1871, o Arquivo do Estado envia o pedido para a Prefeitura da Cidade de nascimento , enquanto dando conhecimento ao solicitante. Aquela Prefeitura dará a certificação diretamente ao solicitante. 
- Se a pessoa nasceu antes de 1871, o Arquivo do Estado passa o pedido para o Arquivo Histórico Diocesano, incluindo a fotocópia dos dados com a indicação da Prefeitura de nascimento. 
O Arquivo Histórico Diocesano pede para os Párocos da Prefeitura de nascimento de encontrar o ato e enviar-lo ao Arquivo Histórico Diocesano em três copias, para a autenticação necessária da Cúria. O ato autenticado é enviado ao solicitante. 
- Caso a pessoa seja de sexo feminino e não seja conhecido o lugar de nascimento, a pesquisa não é possível através das listas do Serviço Militar, que só inclui a população masculina. É necessário fornecer mais informaçoes que os solicitantes quase nunca possuem: nestes casos é praticamente impossível fornecer notícias ou documentos. 
Além disso, o território da região de Mantova tem, e teve no passado, histórias diferentes: 
- a anexação em anos diferentes na Unidade da Itália causou diversificações entre as documentações dos registros que variam entre 1866 a 1871. 
- muitas Prefeituras fronteiriças com a região de Cremona, mesmo sendo atualmente na região de Mantova, eles pertencem à Diocese de Cremona; infelizmente não tem nenhum acordo específico de colaboração com esta Diocese, como aquela entre os Arquivos da cidade de Mantova. 

modelo de assisténcia

Notícias pertencentes exclusivamente a cidade de Mantova. 

Os Registos Civiis dos habitantes da Cidade de Mantova são conservados no Arquivo do Estado Civil, na Via Gandolfo n. 11, Mantova, 
do ano1891 a hoje para o Nascimento * 
do ano1926 a hoje para a Morte e o Matrimônio. * * 
* (pessoas nascidas na Prefeitura de Mantova, mesmo não sendo residentes) 
* * (pessoas mortas ou matrimônios celebrados mesmo não sendo residentes) 

Pelos anos precedentes, os Registos são depositados no Arquivo Histórico da Prefeitura, anexo ao Centro Cultural Baratta, Corso Garibaldi n. 88, Mantova, de acordo com os seguintes critérios: 
- de setembro de 1871 a 1890 para o Nascimento; 
- de setembro de 1871 a 1925 para a Morte e o Matrimônio. 
Antes de 1871 (ano de instituição do Estado Civil em Mantova), os atos eram de competência de cada Paróquias (1), mas no Arquivo Histórico ainda pode encontrar algumas cópias antigas de registros de paróquia dos anos: 
- de 1750 a 1788-de 1797 a 1807 para o Nascimento 
- de 1714 a 1727-de 1740 a 1744-de 1748 a 1760-de 1772 a 1806 para a Morte. 
- de 1806 a 1815 (2) 
(1) os atos originais das Paróquias da Cidade de Mantova são preservados na Cúria, no Arquivo Histórico Diocesano, Piazza Sordello, Mantova. 
(2) precisa explicar que durante o período napoleônico e exatamente em 1806, a conservação dos registos de nascimento, morte e matrimônio vem concedida, com leis especiais, as Prefeituras; com a queda de Napoleão, em 1815, a gestão voltou nas mãos das Paróquias. No caso da cidade de Mantova os registros são preservados também no Arquivo de Estado. 

Precisa lembrar que o Registo Civil foi fundado em 1811 por Napoleão. Estes atos são preservados no Arquivo de Registo Civil, Via Gandolfo n.11, Mantova, de acordo com as seguintes modalidades: 
- folhas de família desde 1936; 
- práticas de emigração desde 1965; 
- práticas de imigração desde 1965; 
A documentação relativa aos anos precedentes é depositada no Arquivo Histórico da Prefeitura e inclue: 
- rubricas do Registo Civil: 1832-1833 e 1840 (com a referência da casa); 
- rubricas do Registo Civil: 1852 e 1874 (com referência para as folhas de família); 
- recenseamentos até 1936. 
- práticas de emigração de 1882 a 1959; 
- práticas de imigração de 1882 a 1909 e de 1919 a 1956; 

Formalidade 
O Arquivo Histórico da Prefeitura não deixa certidões de Registo Civil : só é possível a consulta dos atos e a pesquisa. A entrega das certidões pertence ao Escritório do Registo Civil. 

- Não existem módulos específicos para preencher. 
- O acesso na sala de estudo do Arquivo Histórico da Prefeitura e de todos os Arquivos da região de Mantova é gratuito e livre, nos horários de abertura ao público, fazendo antes uma simples pergunta escrita em papel livre. 
Nos três Arquivos da cidade (e em todas as Prefeituras) as procuras são gratuitas, pode encontrar idóneos estrumentos de pesquisa e, acima de tudo, é possível contar com a disponibilidade e competência dos funcionários.

Mantovaninelmondo© 1999-2002
All rights reserved

liberatiarts© Mantova Italy